3º CONGRESSO REGIONAL DO MEIO AMBIENTE SUPERA AS EXPECTATIVAS.


Data de publicação: 22 de maio de 2013

Mais uma vez a atuação em parceria fez a diferença, a OABSP-142º Subseção de Capão Bonito e o IDEAS Instituto de Desenvolvimento Ambiental Sustentável, realizaram no último dia 22 de maio, o 3º Congresso Regional do Meio Ambiente, em Capão Bonito/SP, superando todas as expectativas, com mais de 350 participantes.

O Congresso teve como tema central “As Mudanças Climáticas”, que têm acarretado alterações bruscas no clima do planeta, provocando vários transtornos à população, colocando em risco a economia mundial, e deixando a natureza em total desequilíbrio.

No 3º Congresso Regional do Meio Ambiente todos os participantes puderam receber informações acerca das consequências destas mudanças para nossa região.
Com uma programação comprometida com a qualidade, composta por quatro painéis, sendo o 1º Impactos Ambientais: com a palestrante Dra. Rosa Ramos da Comissão de Meio Ambiente da OABSP e o debatedor Sr. Jarbas Soares gerente de jornalismo da TV TEM afiliada da Rede Globo, o  2º painel sobre Mudanças Climáticas: com o palestrante Sr. João Wagner Silva Alves coordenador do PROCLIMA da CETESB e o debatedor Sr. Luciano Araujo do Instituto Ecoar para cidadania.

O 3º painel abordou o tema Direito a Informação e Meio Ambiente com o palestrante Dr.

Paulo Affonso Leme Machado considerado um dos maiores especialistas em direito ambiental do país e autor de três livros na área. O 4º painel enfocou o tema Desenvolvimento Sustentável na Bacia do Alto Paranapanema com o palestrante Sr. Rogério Menezes, ambientalista, que apresentou um estudo sobre o tema e teve como debatedor o Sr. Ricardo Young ex-presidente do Instituto ETHOS, reconhecido internacionalmente por sua participação ativa nos fóruns mundiais de discussão sobre mudança climáticas, em sua apresentação discorreu sobre os principais temas discutidos na COP 15 – 15º Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Copenhague capital da Dinamarca, explicou inclusive sobre potencial do Crédito de Carbono para nossa região.

Para realização deste evento foi fundamental o apoio: da Fibria, da Prefeitura Municipal de Capão Bonito, da Prefeitura Municipal de Guapiara, da Assim – Associação da Indústria Madeireira de Capão Bonito, do Inpar – Instituto Paulista de Renovação, da Ação Verde viveiro florestal, da Prefeitura Municipal de Ribeirão Grande, do Hotel Baguassu e da Ecover Ambiental; e as parcerias da TV TEM afiliada da Rede Globo, da Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, do Instituto Ecoar para cidadania, da SPVIAS,  da Fatec – Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito, do Centro Paula Souza Etec. Dr. Celso Charuri, do Jornal O Expresso, da LDM Legionário na Defesa do Menor, da Rádio Jovem Pan e Panema FM, da Sabesp, do Buffet Sabor da Terra; e dos expositores: Livraria Nobel, CIEE Centro de Integração Empresa Escola, Fundo Social de Guapiara, CPP  Centro Profissionalizante de Produção e Fundo Social de Capão Bonito.