IV Semana do Meio Ambiente Integrada


Data de publicação: 3 de junho de 2013

4ª SMAI – Semana de Meio Ambiente Integrada “Para um Mundo Novo” realiza um diagnóstico socioambiental, na percepção da sociedade.

 

O Instituto de Desenvolvimento Ambiental Sustentável, IDEAS, com a comissão organizadora, parcerias e apoiadores, realizaram nos dias 03 e 04 de junho, na Praça Rui Barbosa em Capão Bonito – SP, a 4ª Semana de Meio Ambiente Integrada – SMAI “Para um mundo novo”. Visitaram e participaram do evento mais de 5 mil pessoas.

 

A população, foi sensibilizada da importância das questões que unem a sociedade e o meio ambiente e convidada para contribuir com a principal atividade do evento em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, a Oficina de futuro, “a qual resultará em um diagnóstico socioambiental na percepção da sociedade, que será entregue ao poder público e a todas as organizações envolvidas”, compromisso do IDEAS.

 

O intuito dessa oficina foi obter dos habitantes de Capão Bonito e região seus lamentos referentes ao que está insatisfatório e ao que pode ser feito para melhorar a realidade socioambiental do município.

 

A 4ª SMAI contou com uma programação diversificada como: apresentações culturais com músicas, teatros e danças. A unidade móvel de saúde esteve à disposição para atendimento e o Comitê de combate a dengue demonstrou como evitar a proliferação da doença. Havia também exposições das Unidades de Conservação Parque Estadual Intervales, PEI, e da Floresta Nacional de Capão Bonito, FLONA, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, APTA, projetos da Legionários na Defesa do Menor, LDM, projetos dos alunos da FATEC, Núcleo de Educação Ambiental, NEA da FIBRIA, com projetos socioambientais, operações florestais, oficina de arte, jogos ecológicos, distribuição de jornalecos e o personagem Leleco que interagia com as crianças.

 

Na sexta-feira (03), ocorreu o Ciclo de Palestras da 4ª SMAI “Para um Mundo Novo” que abordou três importantes palestras ministradas na Câmara Municipal de Capão Bonito-SP. Os temas foram “Florestas Plantadas”, com o especialista florestal da FIBRIA, Roberto Baptista Nadal, “Participação em Conselhos Ambientais”, com a conselheira Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA, Dra. Rosa Ramos e “Crédito de Carbono”, ministrada pelo coordenador do programa do governo do Estado de São Paulo para a Prevenção às Mudanças Climáticas – PROCLIMA, João Wagner Silva Alves.

 

“Nos dois dias de evento, foram apresentadas diversas iniciativas, projetos e ações em prol ao meio ambiente, mas nada será mais eficiente do que cada um de nós avaliarmos nosso comportamento e mudarmos nossa postura para com o meio ambiente e para com o próximo, pois independentemente da classe social, de onde moramos ou de quem somos, para sobrevivermos todos nós dependemos do ar, da água, do solo, da fauna, da flora e uns dos outros”, ressalta a Coordenadora de Comunicação e Marketing do IDEAS, Michele de Souza.

 

E pelo quarto ano seguido, as expectativas do evento foram superadas e a participação e envolvimento da população demonstra que essa união é essencial. “Pois não basta queremos um mundo melhor para nós e as futuras gerações, precisamos primeiros ser pessoas mais conscientes em relação ao meio ambiente do qual fazemos parte”, declara o Coordenador Executivo do IDEAS, Paulo Henrique da Silva Queiroz.

 

Satisfeitos com os resultados, a comissão organizadora: IDEAS, NEA-FIBRIA, FATEC e Prefeitura Municipal de Capão Bonito, agradecem aos parceiros: CETESB, Projovem, OAB-SP 142ª Subseção de Capão Bonito, Polícia Militar, Centro Paula Souza Etec Dr. Celso Charuri, cantor Ricardo Oliver, Companhia El Hadara, LDM, SABESP, FLONA, Igreja Católica, APTA, PEI e Secretarias Municipais, aos apoiadores: FIBRIA e Companhia de Cimento Ribeirão Grande, e além de agradecer enaltecem cada cidadão que esteve presente no evento.