5 Anos de IDEAS


Data de publicação: 4 de maio de 2011

5 ANOS DE IDEAS PARA UM MUNDO NOVO!
NESTES CINCO ANOS DE EXISTÊNCIA O IDEAS – INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL TEM COMO MISSÃO: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE AÇÕES QUE VISAM O RESGATE E VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL, PROPORCIONANDO MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS.
O Instituto de Desenvolvimento Ambiental Sustentável, IDEAS é, uma organização não governamental que tem como finalidade promover a proteção da biodiversidade, a conservação do meio ambiente e ações para o desenvolvimento humano, social, institucional e ambiental em regiões do Alto Paranapanema e demais áreas de domínio do bioma Mata Atlântica.
A Mata Atlântica é uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade, mas também é o segundo bioma mais ameaçado do planeta e encontra-se, infelizmente, em processo de extinção. Isto ocorre desde a chegada dos portugueses ao Brasil (1500), quando se iniciou a extração do pau-brasil, importante espécie deste bioma que é considerada Patrimônio Nacional pela Constituição Federal e hoje ocupa somente 7% da área original.
O IDEAS foi fundado 04 de maio de 2006 a partir de um conceito diferenciado para a gestão de compensações ambientais e desenvolvimento de programas e projetos socioambientais, o IDEAS atua inicialmente na Bacia Hidrográfica do Rio das Almas utilizando mecanismos que integrem e promovam o conceito e a prática para desenvolvimento sustentável.
O Instituto foi concebido de forma a garantir uma gestão participativa, transparente e democrática, promovendo a integração entre diversos órgãos da região. Sua atuação baseia se
em dois pilares fundamentais: busca da melhoria da qualidade de vida e conservação da biodiversidade. Para tal o IDEAS desenvolve os seguintes programas e projetos: programa Centro de Referência Ambiental,CRAprograma Práticas Sustentáveis: projeto Agroecológicoprograma Rede para Sustentabilidade: projeto Encanadosprograma de Educação Ambiental: projeto Educacional, Esporte e Cultura e projeto Artesania;programa de Comunicação e Marketing: projeto Defensores da Natureza.