A 4ª Mostra de Ciências conta com a parceria do IDEAS.


Data de publicação: 20 de junho de 2012

O Instituto de Desenvolvimento Ambiental Sustentável, IDEAS foi parceiro de 10 escolas que participaram como expositoras na 4ª Mostra de Ciências, que teve como tema “abra sua mente para o conhecimento” e foi realizada nos dias 20 e 21 de junho de 2012, no salão de eventos do Parque das Águas em Capão Bonito, pela Secretaria Municipal de Educação e idealizada pela Diretoria de Ensino de Itapeva.

“O IDEAS foi procurado por ser referência na região em matéria de desenvolvimento de projetos e ações ambientais” como afirma a diretora da E.M. Balangá Ana Paula Ferraz que conheceu o Túnel dos Sentidos realizado pelo Instituto, na 5ª Semana de Meio Ambiente Integrada. Para desenvolver essa atividade de Educação Ambiental na 4ª Mostra de Ciências uniram-se, 9 (nove) escolas do ensino infantil de Capão Bonito que obtiveram orientação e a estrutura do IDEAS e aplicaram a metodologia com os seus alunos, para depois levarem para a Mostra, a qual se tornou uma das atividades mais procuradas pelos visitantes. A estudante Luana Aparecida da Silva de Ribeirão Grande, movida pela curiosidade, aguardou mais de 15 minutos, teve os olhos vendados e aceitou tirar os sapatos para vivenciar todas as experiências que a atividade oferece e saiu maravilhada, “pois pode resgatar a importância da natureza, esquecida na sua rotina da vida urbana”, diz Luana.

Já a E.M. Oscar Kurtz Camargo, de Ribeirão Grande, procurou o IDEAS e em uma construção conjunta escolheram desenvolver na 4ª Mostra de Ciências o Painel do Consumo, mais uma das ferramentas metodológicas de educação ambiental que o Instituto disponibiliza à sociedade. Para realização desta atividade estudantes e professores que atuaram na Mostra foram capacitados pela Coordenadora de Educação Ambiental do IDEAS. Estes alunos puderam multiplicar o conhecimento adquirido, como afirma Maycon Edson Valêncio Goulart, “que aprendeu mais ao transmitir o que aprendeu, além de ter repensado e mudado sua postura perante à natureza. Estudantes que assistiram à explicação de Maycon disseram “que foi muito interessante saber que através do consumo consciente podemos ajudar o meio ambiente produzindo menos lixo”. Levaram ainda material sobre o IDEAS projetos e cartilha sobre “O que o lixo tem a ver com o clima?” fornecida pela Agência Ambiental de Capão Bonito.

Segundo o professor Daércio Simonetti responsável pelo evento, houve a participação de mais de 11 mil pessoas; dentre elas, estudantes, professores, pais e interessados de Capão Bonito e Ribeirão Grande. O grande destaque deste evento foi a dedicação de professores e alunos que não mediram esforços ao buscar parcerias a fim de proporcionar aos visitantes atividades inovadoras.