COMEMORAÇÃO DA SEMANA DA ÁGUA NO IDEAS


Data de publicação: 22 de março de 2019

Na semana de 18 a 22 de março comemorou-se a Semana da Água no IDEAS. Por meio do programa “IDEAS de portas abertas”, as escolas puderam conhecer o Instituto e interagir com o tema ÁGUA.

Na segunda-feira (18) a Escola Municipal Akiko Ikeda recebeu o IDEAS, que conversou com os estudantes de 1º a 5º anos a respeito da Água, dos rios das Almas e Paranapanema, além de mostrar a importância da conservação da floresta em nossa região, que interfere positivamente na produção e qualidade das águas destes dois rios importantíssimos para a região. Para fechar, assistiram ao vídeo “Um plano para salvar o planeta” da Turma da Mônica.

Nos dias 21 e 22 foi a vez de receber no IDEAS a Escola Municipal Gov. André Franco Montoro, que assistiram à reportagem exibida pela Tv Tem em agosto de 2018 a respeito de uma série sobre o Rio Paranapanema, desde sua nascente até seus usos ao longo de seu percurso.

CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Em 1992, a Assembleia Geral da ONU declarou 22 de março o Dia Mundial da Água por meio da resolução 47/193.

“Globalmente, a demanda de água deverá aumentar significativamente nas próximas décadas. Além do setor agrícola, que é responsável por 70% das captações de água em todo o mundo, grandes aumentos da demanda de água são previstos para a indústria e produção de energia. A urbanização acelerada e a expansão dos sistemas municipais de abastecimento de água e saneamento também contribuem para a crescente demanda (Declaração da “ONU Água” para o Dia Mundial da Água 2010).

“A água potável limpa, segura e adequada é vital para a sobrevivência de todos os organismos vivos e para o funcionamento dos ecossistemas, comunidades e economias. Mas a qualidade da água em todo o mundo é cada vez mais ameaçada à medida que as populações humanas crescem, atividades agrícolas e industriais se expandem e as mudanças climáticas ameaçam alterar o ciclo hidrológico global (da Declaração da “ONU Água” para o Dia Mundial da Água 2010).