
O Dia do Agricultor, 27 de julho, foi marcado agricultor1pela participação e pro – atividade de produtores rurais de Ribeirão Grande e Capão Bonito, as ações em comemoração a este dia foram promovidas pela parceria entre a Prefeitura de Ribeirão Grande – Departamento de Agropecuária, Abastecimento, Meio Ambiente e Turismo, e o Instituto de Desenvolvimento Ambiental Sustentável, IDEAS.
As ações realizadas tiveram como objetivo trazer conhecimento e momentos de confraternização aos mais de 100 participantes. Para os adultos foi ministrada a palestra sobre “A linha do tempo da agricultura familiar e a sua importância”, as crianças participaram da oficina “Painel do Consumo”, na sequência foram servido pratos regionais e a noite fechou com a apresentação de cantores da região, cantando um repertório de músicas tradicionais.
Já no dia 28 de julho aconteceu a campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos, onde os técnicos do Projeto Agroecológico e equipe da Prefeitura Municipal de Ribeirão Grande puderam sensibilizar e ensinar aos agricultores a importância de devolver as embalagens de agrotóxicos e como o produtor rural pode ter acesso à técnica e práticas sustentáveis de produção.
1 – Por que lavar e devolver?
As embalagens vazias de agrotóxicos devem ser lavadas e devolvidas em cumprimento à Lei Federal nº 9974/00. A destinação final correta das embalagens vazias contribui para a preservação da saúde humana e do meio ambiente. Além disso lavadas adequadamente, as embalagens vazias podem ser recicladas.
2 – Quando e onde devolver?
O agricultor tem o prazo de até 1 ano (contado após a compra dos produtos) para devolver as embalagens vazias junto com as tampas e rótulos a unidade de recebimento indicada na nota fiscal de compra do produto. As embalagens vazias devem ser preparadas para a devolução, sendo que cada tipo de embalagem deve receber um tratamento diferente. O comprovante de entrega das embalagens vazias deve ser mantido por um ano para fins de fiscalização.