IVCongresso Regional do Meio Ambiente


Data de publicação: 11 de maio de 2013

IV Congresso Regional do Meio Ambiente debate sobre a “Água, um recuso finito?”

Nos últimos dias 11 e 12 de maio foi realizado o IV Congresso Regional do Meio Ambiente, com participação de mais de 500 pessoas de toda a região do Alto Paranapanema e entorno, por meio da união da OAB-SP 142ª Subseção de Capão Bonito e o IDEAS – Instituto de Desenvolvimento Ambiental Sustentável, com o objetivo comum de trazer para região mais conhecimento e oportunidades. O Congresso teve como tema principal “Água, uma só gota não mata a sede”.

As edições anteriores do Congresso trataram dos seguintes temas: flora, solo, ar e nesta edição abordou a água, pois ela é fonte de vida, base de todos os organismos que vivem sobre a Terra, por isso o simples pensar em sua escassez desencadeia uma série de perguntas e dúvidas sobre o que podemos fazer para que a água não seja um recurso natural finito. Por isso a proposta do Congresso foi debater sobre esta questão, procurando transformar ideias em ações para um mundo novo.

A programação foi repleta de assuntos de alta relevância para toda a sociedade e ministrada por palestrantes referências no estado, no país e inclusive com atuação internacional. No primeiro painel foram abordados os assuntos:“Política de resíduos sólidos” pelo Engenheiro Fernando Antônio Wolmer da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo e “Desenvolvimento Ambiental Sustentável na Agricultura” pelo Dr. Paulo Moruzzi Marques da ESALQ/USP com doutorado em Paris.

No segundo painel foram tratados os temas: “Água, o petróleo do século XXI? Pelo Engenheiro Nilton Gomes de Moraes da SABESP; “Pagamento por Serviços Ambientais, Projeto Mina d’ água” pela Sra. Ana Carolina Dalla Vecchia do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo; e “Legislação de Recursos Hídricos” com o Dr. Marcelo Beserra da Seccional OAB-SP da Comissão de Sustentabilidade e Meio Ambiente.

O terceiro painel foi composto pelas seguintes questões: “Cobrança pelo uso da água” ministrada e esclarecida pelo Sr. Marcos André Ferreira d’ Oliveira – Vice Presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Alto Paranapanema – CBH-ALPA; e “Hidrogeomorfologia – Deslizamentos Catastróficos no Brasil” com a Sra. Maria Carolina V. Gomes mestranda da USP. Para fechar a programação, no quarto painel, “Gestão de Recursos Hídricos” pelo Sr. Edson Giriboni – Secretário de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo que apresentou dados e resultados de suma importância sobre o assunto e seu impacto na sociedade, e o Engenheiro Luiz Paulo de Almeida Neto – Diretor de Sistemas Regionais da SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo apresentou e esclareceu o trabalho desenvolvido pela Companhia em todo o Estado, que é referência mundial no setor.

[widgetkit id=145]

Ainda foi lançado Concurso de Artigos Científicos do Congresso Regional do Meio Ambiente com o tema: “As ações humanas e o meio ambiente. O homem como elemento destruidor, mantenedor e reconstrutor do meio ambiente”, com inscrições de 01/06/2012 a 22/06/2012, o edital e mais informações no site www.portalideas.org.br .

O IV Congresso Regional do Meio Ambiente só se tornou realidade com o apoio da SABESP, CBE – Companhia Brasileira de Equipamento, Condersul – Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudoeste do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de Capão Bonito, FIBRIA Celulose S.A., Prefeitura Municipal de Ribeirão Grande, JFI, Grupo ORSA, Assim – Associação da Indústria Madeireira de C. Bonito e do Viveiro de Mudas Ação Verde e a parceria da CETESB, CBH-ALPA, FATEC Capão Bonito, Prefeitura Municipal de Guapiara, Asilo São Vicente de Paula, Rádio Panema e Jovem Pan, Printing gráfica, Jornal O Expresso e Hotel Baguassu.

[widgetkit id=149]

A Comissão Organizadora do Congresso é formada pela OAB Subseção de Capão Bonito Dr. Wellington R. B. Lucas presidente, Francisco Saccomano Neto presidente da comissão de meio ambiente, Marcos A. Heg líder da subseção e pelo IDEAS José Gilberg da Cunha presidente, Paulo Henrique S. Queiroz coordenador executivo e Michele de Souza coordenadora de comunicação e marketing da Instituição.
Mais uma vez a união de ideais comuns para o bem de todos faz a diferença para esta e as futuras gerações.

As palestras em slides que foram autorizadas a disponibilização são:

iv7

“Política de resíduos sólidos”
Engenheiro Fernando Antônio Wolmer da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de SP.

Disponibilizada a apresentação em slide.

iv10

“Água, o petróleo do século XXI?
Pelo Engenheiro Nilton Gomes de Moraes da SABESP

Disponibilizada a apresentação em slide.

iv11

“Pagamento por Serviços Ambientais, Projeto Mina d’ água”
Sra. Ana Carolina Dalla Vecchia do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Disponiblizada a apresentação em slide.

iv13

“Cobrança pelo uso da água”
Sr. Marcos André Ferreira d’ Oliveira – Vice Presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Alto Paranapanema – CBH-ALPA

Disponibilizada a apresentação em slide CBH-ALPA.Disponibilizada a apresentação em slide da cobrança d’ água.

iv_15

“Hidrogeomorfologia
Deslizamentos Catastróficos no Brasil”
Sra. Maria Carolina V. Gomes mestranda da USP.

Disponibilizada a apresentação em slide.