O IDEAS marca presença na SEMAMB da CCRG.


Data de publicação: 11 de junho de 2013

A Companhia de Cimento Ribeirão Grande, CCRG realizou no período de 11 a 15 de junho de 2012 a sua XII Semana do Meio Ambiente, SEMAMB, com uma programação diversificada, que teve como tema “Uso consciente: sua atitude pode mudar o mundo”. O IDEAS marcou sua participação em mais esta edição, trabalhando a questão por meio de uma palestra sobre “Recuperação de Matas Ciliares com Sistemas Agroflorestais”.

A palestra foi ministrada pelo Coordenador do Projeto Agroecológico, o Engenheiro Agrônomo e MSc em Ecologia Rafael José Navas da Silva que iniciou sua fala esclarecendo a todos os presentes a importância das matas ciliares e as diferentes faixas marginais. Abordou também o novo código florestal, onde foram apresentadas algumas mudanças em relação às nascentes, matas ciliares, propriedades e para sociedade em geral.

Apresentou ainda a resolução 44/2008 da Secretaria de Meio Ambiente que define critérios e procedimentos para a implantação de Sistemas Agroflorestais, SAF, que são “sistemas de uso e ocupação do solo em que planta lenhosas perenes são manejadas em associação com plantas herbáceas, arbustivas, arbóreas, culturas agrícolas, forrageiras e/ou em interação com animais”. Para obter um melhor resultado na utilização deste sistema, é importante realizar um diagnóstico e desenhar o SAF ideal para a área a ser recuperada. É necessário saber quais as espécies nativas devem ser utilizadas e para que elas servem; conhecer as espécie exóticas que pode haver no local e se terá necessidade de adubação.

Para finalizar, mostrou vários exemplos e expôs o Projeto Agroecológico que tem como objetivo a recuperação florestal de 411 hectares em pequenas e médias propriedades, preferencialmente na Bacia Hidrográfica do Rio das Almas sendo utilizado o Sistema Agroflorestal – SAF que impacta inclusive, na melhoria da qualidade de vida das famílias envolvidas. Contou ainda com a fala do Sr. Antônio Mauro Mendonça Barbosa, Gerente Industrial da CCRG e do Sr. José Gilberg da Cunha Presidente do IDEAS que conhecem o projeto desde o início e cujas contribuíções enriqueceram mais ainda,

semamb3