Parque Estadual Intervales – 05/06/2014


Data de publicação: 5 de junho de 2014

Dia Mundial do Meio Ambiente 2014 Visita ao Parque Intervales 005Trilha Monitorada com 50 jovens de Ribeirão Grande, participantes dos projetos Ação e Força Jovem.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 05 de Junho o IDEAS – Instituto de Desenvolvimento Ambiental Sustentável desenvolveu atividades em Ribeirão Grande , em parceria com o Parque Estadual Intervales e o Departamento de Assistência da Prefeitura de Ribeirão Grande/SP, atendendo a jovens participantes do Programa Social Força e Ação Jovem.

As atividades de Educação Ambiental foram desenvolvidas pelas técnicas Cristina Beatriz e Lucilene Camargo, ambas do IDEAS. Nessa atividade os jovens degustaram de um cardápio de atividades, onde, antes de iniciar as atividades, chamamos a atenção quanto à importância da Unidade de Conservação para a região, suas principais atividades e ainda, destacamos a visita de alunos, turistas e pesquisadores de todo o país e até de público internacional vindos de outros continentes para conhecer a nossa biodiversidade.

Posteriormente os alunos foram conduzidos à trilha autoguiada, onde puderam sentir como é estar dentro da floresta, notaram o aroma, os diversos tipos de solo, as espécies de árvores com destaque ao Palmito Jussara, espécie de valor inestimável que está em extinção e alvo de preservação continua. Além disso, os jovens conheceram a infraestrutura para a recepção de visitantes as pousadas onça pintada, esquilo e pica-pau e os outros atrativos no decorrer da trilha como a Castelo de Pedra e o Morro do Cruzeiro.

Durante a trilha, foram abordados diversos temas de educação ambiental como preservação, reciclagem, consumo, desperdício, reutilização, água, entre outros, na iniciativa de realizar uma provocação permitindo a formação de opinião quanto ao nosso meio ambiente, na intenção de sensibilizar e despertar o sentimento de pertencimento ao nosso ambiente e ao futuro do planeta.
Este trabalho foi realizado devido ao apoio da Secretaria da Promoção Social de Ribeirão Grande que disponibilizou ônibus e lanche para os jovens, ainda a colaboração do Parque Intervales, mas, tudo iniciado graças ao convite do CRAS ao IDEAS, para que pudéssemos realizar atividades com os jovens em comemoração a esta data especial.