praticasO Programa Práticas Sustentáveis, realizado pelo IDEAS visa promover o
desenvolvimento socioambiental através de práticas e técnicas menos agressivas ao meio ambiente, como alternativa para a conservação do meio ambiente e sua biodiversidade e melhoria da qualidade de vida da população.

 

 

 

logos_dos_projetos_agro-04O Projeto Agroecológico tem como desafio mudar o paradigma de que “área com vegetação nativa é área improdutiva”.

Este projeto prevê a recuperação inicial de 411 hectares, em Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), nas propriedades rurais localizadas preferencialmente na Bacia Hidrográfica do Rio das Almas. Com esta recuperação do componente florestal, haverá a interligação de fragmentos, formando corredores ecológicos, aumentando o fluxo gênico de fauna e flora. O Projeto também prevê nas pequenas e médias propriedades rurais a recuperação das áreas com Sistemas Agroflorestais (SAF), de acordo com a legislação ambiental vigente, possibilitando a exploração sustentável de recursos não madeireiros, gerando renda ao produtor.

Outra meta do projeto é capacitar os pequenos e médios agricultores, para o uso de técnicas agroecológicas que buscam a sustentabilidade da agricultura familiar, resgatando práticas que permitam aos agricultores produzirem, sem dependerem de insumos industriais como agrotóxicos o que as diferenciam das práticas agrícolas convencionais.

A primeira fase do projeto foi a elaboração de um diagnóstico para a identificação das áreas prioritárias, englobando fatores sociais, econômicos, ecológicos e fundiários da Bacia do Rio das Almas, resultando em um mapeamento das áreas para implantação do projeto e das estratégias de desenvolvimento.