Primeiro cinema sustentável do Brasil chega a Capão Bonito e Ribeirão Grande


Data de publicação: 20 de Maio de 2014

Projeto pioneiro no país, o CINESOLAR realizará sessão gratuita de cinema e oficina de sustentabilidade no próximo dia 20 e 21

Através do apoio do IDEAS – Instituto de Desenvolvimento Ambiental Sustentável e Prefeituras Municipais, nos próximos dias, Capão Bonito e Ribeirão Grande receberão um convidado especial para agitar a agenda cultural: o CINESOLAR, primeiro cinema itinerante sustentável do Brasil. O projeto exibirá “Saneamento Básico – O Filme”, de Jorge Furtado, em Capão Bonito, na terça-feira (20), às 19h, na Paróquia São Paulo Apóstolo e em Ribeirão Grande na quarta-feira (21), às 19h, no centro da cidade. Antes da sessão, a iniciativa promoverá, no mesmo local, uma oficina de sustentabilidade para estudantes de uma escola da região. Todas as atividades serão gratuitas, mas somente o cinema será aberto ao público.

O CINESOLAR é uma estação móvel equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas – tudo isso utilizando energia limpa e renovável. O diferencial desta iniciativa é que o próprio veículo possui toda a estrutura para realizar esse tipo de ações, desde cadeiras para o público até uma cabine de DJ.

“O CINESOLAR é mais que um cinema itinerante que funciona com energia renovável, é uma estação móvel de arte, sustentabilidade e cinema. Através deste projeto buscamos sensibilizar as pessoas para as questões relacionadas à sustentabilidade e à arte. Procuramos levar estes conceitos para diversos lugares, e apresentar o CINESOLAR como uma proposta prática de ação sustentável e de democratização do acesso à cultura”, diz Cynthia Alario, diretora da Brazucah Produções, responsável pelo projeto.

O circuito itinerante do CINESOLAR tem o patrocínio das empresas Votorantim Cimentos, Votorantim Energia e do Instituto Votorantim e chega a Capão Bonito, através da  Desde abril, várias cidades de São Paulo já receberam a programação cultural do projeto. Além das sessões de cinema com a exibição de curtas e longas-metragens, a estação móvel realiza oficinas de música orgânica, que reutilizam materiais para a confecção de instrumentos e a criação de músicas coletivamente.

Ao todo, vinte cidades receberão o CINESOLAR. As próximas serão: Pardinho, Cajamar, Ibiúna, São José do Rio Preto e Mirassol.

 

Agenda Capão Bonito

Oficina de música orgânica com o CINESOLAR (atividade fechada)

Quando? Terça-feira (20/05), às 15h30

Onde? Paróquia São Paulo Apóstolo (Av. Massaichi Kakihara, 75)

 

Sessão de cinema com o CINESOLAR (atividade aberta ao público)

 

Quando: Terça-feira (20/05), às 19h

Endereço: Paróquia São Paulo Apóstolo (Av. Massaichi Kakihara, 75)

Quanto: Entrada gratuita

 

Agenda Ribeirão Grande 

 

Oficina de música orgânica com o CINESOLAR (atividade fechada)

Quando? Quarta-feira, 21 de maio, às 15h30

Onde? Salão de Eventos (Rua Joaquim Vitorino de Proença, 75 – Centro)

 

Sessão de cinema com o CINESOLAR (atividade aberta ao público)

Quando: Quarta-feira, 21 de maio, às 19h

Endereço: Salão de Eventos (Rua Joaquim Vitorino de Proença, 75 – Centro)

Quanto: Entrada gratuita

 

Mais informações: www.facebook.com/cinesolar

 

SANEAMENTO BÁSICO – O FILME

A comunidade da Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na Serra Gaúcha, reúne-se para tomar providências sobre a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto da vila. Os moradores resolvem fazer um vídeo de ficção, ambientado nas obras de construção de uma fossa, com o único objetivo de usar a verba para as obras.

Gênero: Comédia

Direção e roteiro: Jorge Furtado

Elenco: Wagner Moura, Bruno Garcia, Camila Pitanga, Fernanda Torres, Lázaro Ramos, Paulo José, Tonico Pereira

Duração: 112 min

Classificação: Livre

 

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=I5yE1YPIZx0

 

Assessoria de Imprensa

Isabelle Pereira

(11) 3804-6345

brazucah@brazucah.com.br