Projeto Calendário Ecológico do IDEAS


Data de publicação: 24 de novembro de 2011

O IDEAS por meio do seu Programa de Educação Ambiental do realizou o Projeto “Calendário Ecológico” com o tema do ano “Preservação Florestal”, em parceria com a Prefeitura Municipal de Capão Bonito por meio da sua Secretaria Municipal de Educação na pessoa do secretário Dr. Dimas Cordeiro de Miranda e contamos com apoio JFI e FIBRIA celulose.

A cada data socioambiental, desenvolveu atividades de sensibilização e educação ambiental, por meio dos Defensores da Natureza que são: a Potira defensora da melhoria da qualidade de vida, o João Tradição defensor cultura, o Brotolino defensor da flora, a Derah defensora do ar, Catuqui defensor da fauna, Geolito defensor do solo e o Aguaré defensor da água, os quais poderão conhecer um pouco mais em publicação sobre produção de mudas que será distribuído aos alunos participantes do projeto.

encerramentocalendarioecologicoideas2011_108No dia 24 de novembro foi realizado o encerramento das ações de 2011 do Projeto, que teve como objetivo colaborar com a educação na formação de cidadãos conscientes para exercerem ações comprometidas com a realidade socioambiental.

Nesta ocasião, foi inaugurado o viveiro para produção de mudas, implantado na Escola Jacyra Landim Stori para arborização da escola, bairros e do município.

Este projeto piloto foi realizado em 4 escolas do município, com a participação e envolvimento de mais de 500 alunos e professores capacitados durante todo o ano letivo tanto na parte teórica quanto na prática.

O Projeto abordou o tema e a missão de cada Defensor daencerramentocalendarioecologicoideas2011_168 Natureza bem como assuntos transversais de alta relevância como biodiversidade e mudanças climáticas. Garantindo mais do que conteúdo, pois são fundamentais ações relacionadas à formação de valores no ensino e aprendizagem dos envolvidos.

Desde a sua fundação, o IDEAS atua com projetos e ações voltadas ao público infantil, pois acredita que conseguindo plantar em cada criança a semente da responsabilidade socioambiental, ela germinará e irá gerar a mudança de comportamento necessária para construirmos um mundo novo, no qual o desenvolvimento será sustentável, proporcionando qualidade de vida para todos e a conservação dos recursos naturais.