Rede de cidadania ativa


Data de publicação: 6 de dezembro de 2011

PROJETO REDE DE CIDADANIA ATIVA DE CAPÃO BONITO

Venha participar do lançamento do Projeto Rede de Cidadania Ativa de Capão Bonito, no dia 06 de dezembro de 2011, no Salão de Eventos do Asilo Localizado no Parque das Águas, à Rua Mario Milani, s/n, às 14 horas.

Conheça esta forma de atuação conjunta apoiada pela FIBRIA CELULOSE S/A e em parceria com o IDEAS – INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL, executada pela ARKHÉ SOCIOAMBIENTAL LTDA.

A Rede Socioambiental de Cidadania Ativa, constituída em 2011, tem como missão promover ações que visem o desenvolvimento socioambiental e sustentável, integrando, divulgando, acompanhando, apoiando, mobilizando, capacitando e fortalecendo as instituições sociais que atendam às comunidades de Capão Bonito, envolvendo parcerias com poder público, iniciativa privada, setor acadêmico, instituições ambientalistas e outros.

Lideranças locais e gestores das instituições são capacitados para o exercício de uma gestão pautada em ações planejadas e sustentáveis, de maneira que as instituições participantes continuem com autonomia de gestão, mas aprendam a trabalhar e atuar em conjunto com as demais, em busca de objetivos comuns. Por meio de planejamentos estratégicos e participativos, as comunidades serão estimuladas a refletir sobre os problemas que as afligem, a sonhar coletivamente as melhorias necessárias, a definir quais as ações prioritárias, qual a necessidade de intervenção junto aos órgãos públicos e privados e qual a responsabilidade da comunidade na construção do caminho almejado.

A Rede Socioambiental de Cidadania Ativa funcionará como observatório social, a fim de contextualizar sua atuação socioambiental, será composta por uma gestão compartilhada, formada pelas as instituições. A Rede é formada por instituições atuantes nas áreas: cultural, ambiental, social, étnica, educação, saúde e outras.

Serão princípios fundamentais deste trabalho a transparência, a equidade e a horizontalidade. E assim, deveremos seguir estabelecendo nossas conexões, valorizando a democracia, a cooperação, influenciando em políticas públicas e a construção coletiva.