VIII SMAI – SEMANA DE MEIO AMBIENTE INTEGRADA


Data de publicação: 16 de julho de 2015

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o IDEAS – Instituto de Desenvolvimento Ambiental Sustentável e a Prefeitura Municipal de Capão Bonito realizaram nos dias 8 a 13 de junho de 2015, a VIII SMAI – Semana do Meio Ambiente Integrada “Um solo saudável para uma vida saudável”, contando com a parceria de várias instituições que trabalham em prol do município para atender toda a população.

Durante a semana, palestras e debates aconteceram no Centro de Convenções “Joel Humberto Landim Stori” (Praça Cunha Bueno) nos períodos da manhã e da tarde e ainda houve exibição de vídeos socioambientais no Cinema Municipal, localizado na Escola Municipal Dr. Oscar Kurtz Camargo.

 

DIA 8 DE JUNHO

O evento iniciou-se às 9h com abertura oficial e composição da mesa pelas seguintes autoridades: Prefeito Júlio Fernando Galvão Dias, Presidente da Câmara Municipal dos Vereadores Matheus Francatto, Secretário de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente Marcelo Varella, Diretora da Secretaria de Educação Maria Luiza de Freitas, Diretor de Meio Ambiente Reinaldo José Daniel Jr., Secretário Executivo do IDEAS Paulo Henrique da Silva Queiroz e a Educadora Ambiental do IDEAS Isabella Baroni.

Após todos os pronunciamentos, iniciou-se a palestra sobre “Diretivas do programa Município VerdeAzul e certificação ambiental”, ministrada pelo diretor de Meio Ambiente e interlocutor do programa no município, para estudantes da Escola Municipal Faustino Cesarino Barreto.

No período da tarde, houve exibição do vídeo “Uma chance para o futuro”, curta-metragem que compõe o acervo de vídeos do Circuito Tela Verde (Ministério do Meio Ambiente), para debater o tema dos resíduos sólidos, seus problemas sociais e ambientais e a consciência que cada indivíduo deve ter para ajudar a conservar o meio ambiente, e também a animação “Man”, de Steve Cutts, para debater consumismo e descarte de materiais no ambiente.

 

Fotos: Abertura do evento no Centro de Convenções “Humberto Joel Landim Stori”:
 

Abertura do evento no Centro de Convenções “Humberto Joel Landim Stori”   Abertura do evento no Centro de Convenções “Humberto Joel Landim Stori”

 

DIA 9 DE JUNHO

Durante todo o dia estiveram reunidos no Centro de Convenções representantes interlocutores do programa Município VerdeAzul em reunião de capacitação.

No mesmo dia, o IDEAS esteve na EMEF Prof. Heros Alciati, no município de Ribeirão Grande. Para os alunos de 1° a 4° anos foi exibido o vídeo “Turma da Mônica em: Um plano para salvar o planeta”, que levanta pontos para discussão como reciclagem, poluição, consciência ambiental e atitudes positivas para o Meio Ambiente, de forma lúdica e dinâmica para a idade. Para os alunos de 5° ano foi ministrada a palestra “Um solo saudável para uma vida saudável”, retratando a formação do solo e sua importância na cadeia alimentar, produção de alimentos, atividades socioeconômicas, entre outros. Foram atingidos aproximadamente 150 alunos.

 

Fotos: Exibição do vídeo “Turma da Mônica em: Um plano para salvar o planeta” para alunos de 1° a 4° ano da escola municipal Prof. Heros Alciati, Ribeirão Grande.:
 

01 1   01 2
01 3   01 4

 

DIA 10 DE JUNHO

No Centro de Convenções a Secretaria de Agropecuária de Ribeirão Grande ministrou palestra sobre “Importância da coleta seletiva” aos alunos da Escola Municipal Dr. Oscar Kurtz Camargo.

Neste dia, o IDEAS esteve presente na escola estadual André Franco Montoro, no bairro rural Turvo dos Almeidas, com alunos do ensino médio. Foi ministrada a palestra “Um solo saudável para uma vida saudável” a aproximadamente 90 jovens.

 

Fotos: Palestra “Um solo saudável para uma vida saudável” com estudantes de Ensino Médio da Escola estadual André Franco Montoro, bairro Turvo dos Almeidas:
 

01 1   01

 

DIA 11 DE JUNHO

A palestra “Um solo saudável para uma vida saudável” foi novamente ministrada aos alunos da escola municipal Maria da Conceição Lucas Mieldazis, ministrada por Isabella Baroni, educadora ambiental do IDEAS.

No período da tarde, houve exibição do vídeo “Uma chance para o futuro”, curta-metragem que compõe o acervo de vídeos do Circuito Tela Verde (Ministério do Meio Ambiente), para debater o tema dos resíduos sólidos, seus problemas sociais e ambientais e a consciência que cada indivíduo deve ter para ajudar a conservar o meio ambiente, e também a animação “Man”, de Steve Cutts, para debater consumismo e descarte de materiais no ambiente, para os alunos de 9° ano.

 

Fotos: Palestra no Centro de Convenções aos estudantes da escola municipal Maria da Conceição Lucas Mieldazis.:

 

01   01 1
01 2   01 3

 

Fotos: Exibição dos vídeos socioambientais no cinema da escola municipal Dr. Oscar Kurtz:
 

01 4   01 5
01 6   01 7

 

DIA 12 DE JUNHO

No período da manhã houve mutirão de limpeza com os jovens do CASE II no Parque das Águas em Capão Bonito e à tarde palestra “CSI – Iniciativa de Sustentabilidade do Cimento”, ministrada por Michele de Souza, colaboradora da Votorantim Cimentos S.A.

 

DIA 13 de JUNHO

Durante a manhã de sábado, na praça Rui Barbosa, centro de Capão Bonito, o IDEAS e diversas outras entidades reuniram-se para expor seus trabalhos para o encerramento da VIII SMAI – Semana de Meio Ambiente.

O evento contou com a presença do IDEAS expondo materiais relacionados ao solo, tais como descritos a seguir:
– Rochas de diversas origens de formação, identificadas;
– Exposição educativa simulando a importância da preservação da vegetação original de um determinado local;
– Minhocário, evidenciando a importância das minhocas na manutenção da saúde do solo, sua adubação e aeração;
– Amostras de solos para que a população diferenciasse de acordo com textura, cor, granulosidade, capacidade de retenção de água e outras evidências descritas por quem participou da atividade;
– Distribuição de “bola de sementes”, contendo sementes de árvores nativas de 10 espécies distintas, tais como Pau viola (Cyntharexyllum myrianthum), Araçá goiaba (Psidium longipetiolatum), Vassoura vermelha (Dodonaea viscosa Jacq.), Mandiurana (Senna macranthera), Embaúba (Cecropia pachystachya), Chal – chal (Allophylus edulis), Araticum liso (Annona coriacea Mart.), Manacá da serra (Tibouchina mutabilis), Tamanqueiro (Aegiphila sellowiana) e Araticum cagão (Annona canans). O objetivo da distribuição destas bolas de sementes é

que a população se conscientize a respeito do reflorestamento. Um pequeno gesto de jogar a bola de sementes ou plantá-la, já ajudará a natureza.
A APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) expôs os grãos e produtos cultivados na Estação Experimental, Floresta Nacional de Capão Bonito, Rede para cidadania expondo os trabalhos artísticos produzidos, SABESP, disponibilizando os bebedouros para consumo de água na praça, Votorantim Cimentos expondo amostras de solos, manuseando extintores e fazendo demonstração, Vigilância Sanitária falando sobre a dengue e seu combate e apresentação musical das crianças assistidas pelos Legionários na Defesa do Menor. O evento contou com cerca de três mil pessoas e foi importante para que os munícipes de Capão Bonito e região sejam

 

Fotos: Encerramento da VIII SMAI com evento na praça Rui Barbosa:
 

[widgetkit id=825]