Oficina de Planejamento Participativo da Floresta Nacional de Capão Bonito


Data de publicação: 22 de junho de 2015

O auditório do IDEAS recebeu no mês de maio a Oficina de Planejamento Participativo da Floresta Nacional de Capão Bonito no Centro de Referência Ambiental de Capão Bonito.

A oficina foi realizada nos dias 20 e 21, contando com a participação de representantes da sociedade civil organizada, proprietários rurais do entorno, universidades, empresas, assim como representantes do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e outras partes interessadas.

Os moderadores Carlos Henrique Velasquez Fernandes (ICMBio – Brasília) e Ofélia de Fátima Gil Willmersdorf (ICMBio – Floresta Nacional Ipanema) conduziram os dois dias de encontro, onde foram apresentados pontos como apresentação da Floresta Nacional, conceitos sobre Unidade de Conservação e Plano de Manejo. Também foram realizadas análise da situação atual com levantamento de pontos fracos e fortes da UC, análises do contexto com identificação de ameaças e oportunidades.

Após identificação dos fatores e finalização do diagnóstico, foram elaboradas em conjunto propostas de Ações de Manejo indicando potenciais parceiros, apresentação das propostas, traçadas diretrizes estratégicas (missão e visão de futuro), apresentação da proposta de zoneamento, proposta de Zona de Amortecimento e Indicativos de normas. Com isso a oficina foi avaliada e encerrada.

 

01 1

01