No dia 26 de novembro, quarta-feira, a partir das 8h o Parque da Biodiversidade realizará um evento em comemoração ao dia da Consciência Negra.
O evento ocorrerá na Escola Estadual Salvador Ortega Fernandes (Av. Itavuvu, 8805, Jd. Santa Cecília, Sorocaba), com participação de 72 crianças da escola e busca atingir a valorização da história da região de Sorocaba, reunindo fatores históricos trazidos pelo resgate da memória dos moradores do bairro Altos do Itavuvu e bairros próximos, no intuito de reconhecer a identidade cultural dos moradores e a influência da cultura afro-brasileira nesta identidade.
Resgatar essa história é fundamental para a construção da identidade coletiva a partir de um passado, levando os alunos a perceberem o dinamismo e permanência desta história da qual estão atrelados, fazendo parte na construção, sendo que a vivência do seu cotidiano hoje será a história de amanhã.
Para tratar o tema, José Rubens Incao (Biblioteca Infantil de Sorocaba) e prof. Ana Maria Souza Mendes (Núcleo de Cultura Afrobrasileira UNISO) participarão de uma roda de bate-papo com as crianças.
Para finalizar, as crianças da Oficina do Saber do bairro Ana Paula Eleutério farão uma roda de capoeira.
PARQUE DA BIODIVERSIDADE
O Parque da Biodiversidade promoverá este evento como forma de maior contato com o público ocorrente na Zona de Amortecimento, tal como resgatar a história da região e, além disso, colocar-se como realidade atual presente no ambiente em que as crianças vivem.
DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O dia nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil, data que coincide com a morte de Zumbi dos Palmares, fazendo memória a resistência do negro à escravidão de forma geral, dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.