O projeto visa a Educação Ambiental para jovens atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nos cinco municípios contemplados (Capão Bonito, Ribeirão Grande, Buri, Itapetininga e Taquarivaí) por meio da formação de grupos de agentes socioambientais através de processos de sensibilização, conscientização e mobilização.

É priorizada a educação voltada à comunicação, difusão e disseminação de informações relacionadas aos recursos hídricos, que fomenta mudanças de atitude no uso da água e preservação dos rios que abastecem o território abrangido pelo projeto.


IDEAS FINALIZA PROJETO FINANCIADO PELO FEHIDRO COM UM GRANDE EVENTO EM CAPÃO BONITO

Contemplado com um recurso de R$ 140 mil proveniente do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), o IDEAS – Instituto de Desenvolvimento Ambiental Sustentável conclui projeto que teve execução em cinco municípios.

O projeto chamado “Caminhando com as águas do Paranapanema” teve início em junho de 2017 nos municípios de Capão Bonito, Ribeirão Grande, Taquarivaí e Buri e, posteriormente, em janeiro de 2018, em Itapetininga. Todos os municípios fazem parte da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema.

A proposta foi a formação de agentes socioambientais, disseminadores de práticas de educação ambiental relacionadas aos recursos hídricos, sendo estes adolescentes de 13 a 18 anos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) de cada município.

MOTIVAÇÃO
No contexto atual a água para o consumo já apresenta riscos de escassez, municípios no Estado de São Paulo sofrem com a redução. Conscientizar e mobilizar para o uso responsável dos recursos hídricos é uma ação prioritária neste projeto. As ações de educação ambiental priorizam os recursos hídricos e a organização territorial por meio de bacias hidrográficas, tendo como estudo do meio os principais rios que atualmente abastecem os municípios da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema em São Paulo.

 O projeto teve como elementos para estudos do meio os seguintes rios:

  • Rios das Almas – Capão Bonito
  • Rio Ribeirão Grande – Ribeirão Grande
  • Córrego Apiaizinho – Buri
  • Rio Apiaí – Guaçu – Taquarivaí
  • Rio Itapetininga – Itapetininga

Para finalizar, os adolescentes de cada cidade montaram uma apresentação cultural baseada no livro “Rio Paranapanema: da nascente à foz”, representando a importância do rio para o desenvolvimento dos municípios e da cultura da região. O evento aconteceu no Centro Paulo Freire no último sábado, 30.

O IDEAS agradece o apoio e parceria das prefeituras envolvidas.